Notícias

Informação: qual o prazo para o trabalhador entrar com ação trabalhista?

Informação: qual o prazo para o trabalhador entrar com ação trabalhista?

16/02/2024
Fonte: Assessoria de Comunicação
Compartilhar: Whatsapp

Ações trabalhistas ocorrem por diversos motivos. Porém, muitos trabalhadores saem das empresas e não sabem quando podem mover uma ação trabalhista contra a empresa que trabalharam ou se podem abrir enquanto estão trabalhando nela.

Diante disso, é necessário entender o que diz a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e qual o tempo permitido por lei que o empregado tem direito de ingressar com uma ação contra a ex-empresa, após sua demissão.

O prazo para abrir uma ação trabalhista contra a empresa na qual você trabalhou ou está atualmente trabalhando é um aspecto fundamental a ser considerado.

Rescisão do Contrato de Trabalho: Se você deseja buscar direitos relacionados à rescisão do contrato de trabalho, como verbas rescisórias, aviso prévio, férias proporcionais, 13º salário, entre outros, o prazo para abrir uma ação é de até dois anos após o término do contrato. É importante lembrar que esse prazo começa a contar a partir do último dia efetivamente trabalhado.

Outros Direitos Trabalhistas: Para outros direitos trabalhistas, como horas extras não pagas, adicional de insalubridade ou periculosidade, FGTS não depositado, entre outros, o prazo também é de até dois anos a partir do momento em que você teve ciência da irregularidade.

Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais: O prazo da prescrição acidentária é o mesmo aplicado para a prescrição de ações de indenização por doença ocupacional ou de qualquer outra demanda trabalhista, de até dois anos após o contrato de trabalho ser extinto e até cinco anos no total.

Para proteger seus direitos, é fundamental agir dentro desses prazos e buscar orientação legal quando necessário, a fim de garantir que você possa buscar a justiça e receber as devidas compensações pelos seus direitos trabalhistas.

Para maiores informações ou agendamento com nosso jurídico, entre em contato conosco: (11) 47462326

Gestão: Julio Cesar - Presidente

#sindirefeicoessuzanogru